Representantes dos Sindicatos Unificados compostos por técnicos e professores das universidades estaduais do Paraná, dentre eles a direção do SINTESPO, se reuniram na última quarta-feira, 2 agosto, com o diretor geral da Casa Civil, Luciano Borges, e com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona para debater o andamento do plano de carreira dos docentes das universidades estaduais do Paraná e também debater avanços na carreira dos agentes universitários do nível operacional, os agentes de apoio.

REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE – Sobre o plano de carreira dos docentes, Luciano Borges explicou que a proposta de reestruturação da carreira está sendo analisada pelo Governo e, na sequência, será apresentada ao governador Ratinho Júnior, com quem também será debatido de onde virão os recursos para a reestruturação. A expectativa é que até o final de agosto os servidores tenham mais informações sobre a reestruturação da carreira docente.

O diretor geral destacou que a carreira docente só não avançou no primeiro semestre deste ano devido à greve dos professores universitários. Contudo, os dirigentes sindicais reforçaram a importância de aprovação das melhorias para os professores e se colocaram à disposição para auxiliar no que for possível para que isso ocorra o quanto antes. O secretário Aldo Bona reforçou a importância de se avançar na reestruturação da carreira dos docentes das universidades estaduais.

AGENTES UNIVERSITÁRIOS OPERACIONAIS – Os Sindicatos Unificados também debateram com Luciano Borges a necessidade de ajuste na tabela para a categoria de agentes universitários operacionais, explicando o contexto de desvalorização da categoria, que foi contemplada com valores menores do que as categorias de execução e profissional.

O secretário entendeu a importância da iniciativa e explicou que a Casa Civil levantará dados dos servidores dessa categoria nas diversas carreiras do Estado. Entretanto, o diretor geral explicou que a prioridade, neste momento, é para as categorias que ainda não tiveram nenhum avanço nos últimos anos. Sobre este assunto, o secretário Aldo Bona reforçou o entendimento de que é necessário avaliar a questão dos agentes operacionais, que não se sentiram contemplados como as demais categorias na reestruturação recente.

Por fim, ficou acordado que os dirigentes sindicais serão chamados a participar de novas reuniões nos próximos meses, para debater e tomar ciência das ações tomadas pelo Governo sobre os dois assuntos tratados.

A reunião foi marcada pela Associação das Instituições de Ensino Superior (Asies), por meio dos dirigentes José Maria Marques e Eder Rossato.