A reunião realizada no dia 22 de março de 2024, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Ponta Grossa (SINTESPO), abordou o tema da luta pelos direitos e reconhecimento dos agentes de apoio do Poder Executivo do Paraná. Sob a presidência de Plauto Jacir Coelho, a assembleia destacou os esforços do sindicato em garantir avanços significativos para essa categoria essencial.

Representando o sindicato, Antonio Marcos Maia, diretor de Promoção Social, teve uma participação destacada em uma reunião realizada com representantes do Grupo de Trabalho dos Agentes de Apoio do Fórum das Entidades Sindicais (FES) e Maiquel Zimann, Diretor Geral da Casa Civil.

Maia relatou que as negociações giraram em torno da possibilidade de estabelecer uma carreira única para os agentes, com o governo estadual reconhecendo a necessidade de ajustes salariais. Na ocasião, o governo prometeu apresentar todos os estudos relativos à questão em um prazo de 15 a 21 dias, antecipando uma reunião em 15 de abril para discussão de propostas concretas.

Audiência Pública

Na semana que vem, no próximo dia 02 de abril, vai acontecer na Assembleia Legislativa do Paraná uma audiência pública com o tema “Ajuste no Plano de Carreira dos Agentes de Apoio”. Este evento vai ser servir para discutir as condições de trabalho desses profissionais e elaborar propostas para apresentar a parlamentares e representantes do governo.
A audiência representa uma oportunidade singular para que a voz dos trabalhadores seja ouvida, permitindo a contribuição de todos na moldagem de um futuro mais justo. O SINTESPO está mobilizado para acompanhar de perto a audiência e fazer as contribuições necessárias, refletindo seu papel ativo na defesa dos direitos dos trabalhadores.