O SINTESPO e os sindicatos que representam professores e agentes das universidades estaduais do Paraná estão trabalhando para que o governo do Estado elabore e envie para a Assembleia Legislativa (Alep) uma nova tabela salarial para os agentes universitários de apoio, ou seja, as funções que estão extintas ao vagar.

A tabela recentemente aprovada pela Assembleia não teve a participação ativa dos sindicatos em sua elaboração. No entanto, os representantes do governo na Alep se comprometeram a atuar para a construção de uma nova tabela, contemplando assim os interesses desses servidores públicos.

O trabalho realizado agora pelos sindicatos é acionar o máximo número de parlamentares para que o governo mobilize sua estrutura, desde a Secretaria Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que deve elaborar uma proposta em conjunto com os sindicatos, passando pela Secretaria de Administração e Previdência, que irá fazer os cálculos do impacto financeiro, até chegar à Casa Civil, onde a proposta será formalizada e enviada para a Alep.

A intenção é de que esse trâmite já esteja avançado quando findar o período de recesso da Alep e o novo projeto de lei possa começar a ser avaliado pelos parlamentares.

Reunião realizada na semana passada discutiu o tema da nova tabela salarial dos agentes de apoio com o deputado Tercílio Turini.