Na tarde da terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior de Ponta Grossa (SINTESPO) celebrou uma conquista significativa nas negociações das carreiras, marcando um avanço histórico para os profissionais da educação no Estado do Paraná.

O vice-presidente do sindicato, Edson Armando Silva, desempenhou um papel crucial desde o início, participando ativamente do Grupo de Trabalho que resultou na aprovação da Lei 1021/2023. A medida representa um compromisso inabalável em priorizar os interesses dos docentes e técnicos, deixando de lado disputas políticas ou ideológicas.

O projeto de lei aprovado contempla alterações substanciais na Lei nº 11.713/1997, abordando questões cruciais relacionadas às Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Uma das mudanças mais significativas refere-se à reorganização dos percentuais aplicados na tabela salarial da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior.

O Adicional de Titulação (ATT) dos professores especialistas experimentará um aumento de 25% para 30%, enquanto os professores mestres verão o adicional subir de 50% para 60%. Para os integrantes de classes mais elevadas com título de mestre, o acréscimo será elevado de 50% para 60%, e para os professores doutores, o aumento será de 80% para 105%.

Além das alterações na tabela salarial, o projeto também busca organizar e regulamentar o Plantão Docente e o Plantão Docente de Sobreaviso, considerados dispositivos essenciais para a operacionalização dos serviços de saúde nas Universidades Estaduais.

“Foram sete anos de muita luta, negociações complexas, muitos revezes e por fim o estabelecimento de um grupo de trabalho para consertar distorções que se arrastavam por muito tempo, penalizando os professores e professoras das universidades. Enfim, o esforço está recompensado. No entanto, não vamos parar de lutar e sempre reivindicar o que consideramos justo para que o Paraná tenha uma educação superior com ainda mais qualidade”, disse o vice-presidente do SINTESPO.

Comentários

Conte nos que você achou!