O professor Aldo Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, anunciou hoje em vídeo nas redes sociais que o plano de carreira docente das universidades estaduais será encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima semana, após tramitar internamente nas secretarias de governo.

Com essa proposta, os adicionais para professores especialistas passam para 30%, professores mestres receberão adicional de 60%, e doutores terão um adicional de 105%. A proposta é um alívio para uma defasagem salarial acumulada de mais de 35% e amenizam as dificuldades financeiras enfrentadas pelos professores, que estavam no limite de suas possibilidades.

Desde o início das negociações, que foram intensas e muitas vezes conflituosas, o Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) e os sindicatos mistos das outras universidades estaduais lutaram pela valorização dos professores, visando unicamente o interesse dos docentes. “Lideramos negociações com o governo para garantir esses avanços, demonstrando um compromisso firme na defesa dos interesses dos professores”, salienta Plauto Coelho, presidente do SINTESPO.

A proposta reflete também um esforço conjunto das reitorias das sete universidades estaduais, buscando equilibrar a valorização dos quadros acadêmicos com a capacidade orçamentária do Estado.

Perspectivas para o Futuro:

Para o vice-presidente do SINTESPO, professor Edson Armando Silva, “mesmo com esses avanços, a discussão sobre a valorização dos profissionais do ensino superior permanece em pauta. A participação ativa dos docentes nesse processo é essencial para garantir que as medidas adotadas estejam alinhadas com as reais necessidades da categoria”.

Comentários

Conte nos que você achou!