O governo do Paraná anunciou uma iniciativa que traz alívio para os professores da rede estadual de ensino superior, que enfrentam uma defasagem salarial acumulada de mais de 35%, depois de seis anos sem o pagamento da data-base. O projeto de lei anunciado na quarta-feira, 1, que segue para votação na Assembleia Legislativa, prevê aumentos nos pagamentos adicionais de acordo com a titulação dos docentes, com correções de 5% a 25%.

Essa medida é vista como um passo importante para amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos professores, que estavam no limite de suas possibilidades. A redução da desigualdade salarial é celebrada como um avanço significativo.

Destaca-se também o papel fundamental do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) e dos sindicatos mistos das outras universidades que lideraram negociações intensas com o governo para conquistar esse avanço.

A proposta reflete também um esforço conjunto das reitorias das sete universidades estaduais, visando equilibrar a valorização dos quadros acadêmicos com a capacidade orçamentária do Estado. É importante ressaltar que o SINTESPO, durante todo o processo de negociação, visou os interesses dos professores e servidores das universidades em primeiro plano, com a intenção de garantir a dignidade dos docentes.

Ainda que o anúncio represente um avanço, a discussão sobre a valorização dos profissionais do ensino superior permanece em pauta. A participação ativa dos docentes nesse processo é essencial para garantir que as medidas adotadas estejam alinhadas com as reais necessidades da categoria.

A medida agora aguarda a votação na Assembleia Legislativa, e é esperado que as discussões continuem para alcançar um consenso que beneficie todos os envolvidos no sistema de ensino superior do Paraná.