Na sexta-feira, 30, o SINTESPO realizou uma reunião com os agentes de apoio, anteriormente conhecidos de agentes operacionais, com o objetivo principal discutir o Projeto de Lei 530/2023, que trata da promoção dos agentes universitários e seu impacto sobre esses profissionais.

Durante a reunião, foi feito um breve histórico sobre o desenvolvimento do Projeto de Lei, destacando-se a aplicação da tabela do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) e todo o trâmite necessário para chegar à versão atual do projeto. A direção do SINTESPO apresentou informações relevantes sobre as etapas percorridas até o momento e esclareceu dúvidas, especialmente aquelas relacionadas às atividades técnicas desempenhadas pelos agentes operacionais.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a formação de um grupo exclusivo para os agentes operacionais dentro dos sindicatos mistos das Instituições de Ensino e Educação (IEEs). Esse grupo terá como objetivo propor melhorias na carreira dos agentes de apoio que tiveram suas funções extintas ao vagar. A criação desse grupo busca garantir que as especificidades e necessidades desses profissionais sejam consideradas durante o processo de formulação de políticas e na negociação de direitos trabalhistas.

O SINTESPO ressaltou a importância da mobilização e união dos agentes de apoio nesse momento de transição e destacou que a participação ativa dos trabalhadores é fundamental para a conquista de melhores condições de trabalho e valorização profissional.

A reunião encerrou-se com um compromisso por parte do SINTESPO de continuar acompanhando de perto o desenvolvimento do Projeto de Lei 530/2023 e de manter os agentes de apoio informados sobre qualquer avanço ou decisão relevante. Os sindicatos mistos das IEEs também se comprometeram a dar suporte e representar os interesses dos agentes operacionais, buscando soluções e propostas que visem a valorização e o reconhecimento desses profissionais.

A luta pela melhoria das condições de trabalho dos agentes de apoio e a defesa de seus direitos seguem como pautas prioritárias para o SINTESPO e demais sindicatos envolvidos. A expectativa é de que o diálogo e a união entre os trabalhadores e suas representações sindicais possam contribuir para a construção de um futuro mais justo e valorizado para essa categoria tão importante para o funcionamento das instituições de ensino e educação.

A IMPORTÂNCIA DA SINDICALIZAÇÃO

A comunicação do SINTESPO tem deixado claro o papel fundamental que um sindicato desempenha na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. Diante desse contexto, é essencial ressaltar a importância da filiação ao sindicato para fortalecer a voz da categoria e garantir melhores condições de trabalho.

Ao unir-se ao SINTESPO, você estará fazendo parte de uma organização comprometida em lutar pelos direitos dos agentes de apoio e de todos os outros trabalhadores do Ensino Superior Público Estadual em Ponta Grossa. Através da filiação, você terá acesso a benefícios exclusivos, como assessoria jurídica, apoio em negociações coletivas, e a oportunidade de participar ativamente das discussões e decisões que afetam sua carreira.

Além disso, estar filiado ao SINTESPO significa fazer parte de uma comunidade de profissionais unidos por um propósito comum: a busca por melhores condições de trabalho, valorização e reconhecimento. Juntos, poderemos amplificar nossa voz e conquistar avanços significativos em termos de remuneração, benefícios, segurança e qualidade de vida no trabalho.

É importante ressaltar que a participação individual é fundamental para fortalecer o sindicato como um todo. Ao se filiar, você estará contribuindo para a capacidade de atuação do SINTESPO, possibilitando a realização de ações e campanhas em prol da categoria. Sua filiação é um investimento no seu futuro profissional e na melhoria das condições de trabalho.

Agora, mais do que nunca, é o momento de nos unirmos em torno de nossa causa. A filiação ao SINTESPO é a oportunidade de fazer parte de um movimento coletivo que tem o poder de influenciar mudanças reais e significativas em nossa profissão. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais justo, digno e valorizado.

Não espere mais! Faça a diferença na sua carreira e na defesa dos seus direitos. Filie-se ao SINTESPO e seja parte dessa transformação. Juntos somos mais fortes!

Para se filiar ou obter mais informações, entre em contato com o SINTESPO pelo telefone (42) 3226-2711 ou visite a sede do sindicato, à Rua Teixeira Mendes, 1742, ao lado do Colégio Agrícola.