Os diretores do SINTESPO marcaram presença na plenária do Fórum das Entidades Sindicais (FES) realizada nesta terça-feira, 13. Sindicalistas debateram as recentes mobilizações e estratégias em oposição às ações do governo de Ratinho Junior, com foco especial na reestruturação das carreiras das categorias do serviço público.

Destacamos a importância da Audiência Pública ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, que uniu as servidoras(es) em torno das pautas elaboradas pelo FES. Dentre elas, estão a reposição salarial da inflação, a necessidade urgente de concursos públicos para todas as categorias, melhorias no atendimento à saúde dos servidores e o fim do desconto previdenciário para aposentadas(os) que recebem abaixo do teto do INSS, atualmente fixado em R$ 7.507,49.

O consenso alcançado foi de que as mobilizações e ações do FES e do SINTESPO devem concentrar-se, neste momento, na pressão sobre parlamentares e o governo para revisar o índice de reposição salarial anunciado pelo governador, que é de apenas 5,79%. Nossa meta é buscar, no mínimo, o mesmo índice concedido às servidoras(es) do Poder Judiciário, que é de 12,13%. Quanto à dívida governamental referente à defasagem histórica de 42%, visamos estabelecer uma política de reposição salarial gradual.

Representantes do FES, junto com os diretores do SINTESPO, estão empenhados em incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a previsão para o pagamento da data-base do próximo ano. Dessa forma, garantiremos que a inflação não continue corroendo os salários do funcionalismo público do Poder Executivo Estadual. Acompanharemos de perto o trâmite da LDO nas comissões da Assembleia Legislativa, buscando fazer valer as emendas propostas por parlamentares de oposição ao governo, atendendo ao pedido do FES.

Enquanto aguardamos o envio do projeto de lei de reposição salarial pelo governador Ratinho Junior à Assembleia, a coordenação do FES e o SINTESPO permanecem vigilantes sobre os desdobramentos desse assunto. Assim que o projeto for protocolado, está prevista uma mobilização conjunta, convocando todas as categorias de servidoras(es) do Estado. Nosso objetivo é revisar o índice anunciado pelo governo e acompanhar a votação da matéria pelos parlamentares.

Além disso, definimos que, no segundo semestre, elaboraremos estratégias de luta focadas na cobrança por concursos públicos imediatos, melhorias no atendimento à saúde e o fim do desconto previdenciário para aposentadas(os). O SINTESPO estará ao lado do FES, unindo forças para conquistar os direitos e valorizar os servidores públicos.

Juntos somos mais fortes! 🤝💪

🔗 FILIE-SE AO SINTESPO 🔗 📞 Entre em contato pelo telefone (42) 3226-2711 📞