Na última terça-feira, 6, o deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legisltiva, recebeu a direção do SINTESPO e representantes dos sindicatos mistos, de técnicos e professores das Universidades Estaduais do Paraná (IEES), para discutir a situação dos planos de carreira nas instituições de ensino.

Durante o encontro, foi informado que o plano de carreira dos agentes universitários está em estágio avançado e quase concluído, restando apenas ajustes finais antes de ser enviado para análise da Casa Civil. Essa notícia trouxe alívio aos sindicatos representantes desses profissionais, que esperam ansiosamente pela implementação de melhorias em suas condições de trabalho.

No entanto, a situação é diferente para os docentes das IEES. O plano de carreira desses profissionais encontra-se estagnado, suspenso desde o momento em que mobilizações por parte dos professores iniciaram. Essa decisão do governo em suspender o plano foi considerada radical por muitos professores, que argumentam que a medida afeta negativamente suas carreiras e suas condições de trabalho.

A fim de buscar uma solução para o impasse, ficou acordado que na próxima semana será realizada uma reunião entre representantes dos sindicatos e membros do governo, especificamente da Casa Civil, para discutir a retomada do trâmite do plano de carreira docente. A data exata dessa reunião ainda será definida em conjunto.

O principal objetivo desse encontro será encontrar uma forma de fazer com que o plano de carreira docente prossiga seu curso normal, sem prejudicar os docentes que estão atualmente desempenhando suas funções de forma regular. A intenção é chegar a um consenso que atenda aos interesses dos professores.

A suspensão do plano de carreira docente tem gerado um clima de incerteza entre os professores, que anseiam por melhorias e reconhecimento em suas trajetórias profissionais. A reunião agendada para a próxima semana surge como uma oportunidade de diálogo entre os sindicatos e o governo, com a esperança de encontrar um caminho viável para a retomada do processo.

A expectativa é de que essa discussão resulte em avanços concretos para os docentes das IEES, que esperam poder contar com um plano de carreira adequado e justo, capaz de valorizar sua dedicação e contribuição para a educação superior no Paraná. A direção do SINTESPO vai participar dessa reunião e traremos atualizações assim que disponíveis.