A gestão do SINTESPO “União de todos para todos” completa seu terceiro ano neste mês de agosto. Nesse período, foram ampliadas parcerias com outros sindicatos de servidores do Estado, realizadas mobilizações dos servidores da UEPG para lutar por direitos trabalhistas e sociais, feitas ações judiciais garantindo vitórias na Justiça para seus filiados e, além disso, o SINTESPO está ajuizando outras ações sobre data base e direitos de carreira.

“É possível que estejamos passando pelo momento mais delicado da história do Sindicato, em particular, e de toda a luta dos trabalhadores de modo geral. Tanto o governo federal quanto o estadual escolheram os funcionários públicos como inimigos. São inúmeros ataques aos direitos dos servidores, frutos de uma visão neoliberal ultrapassada que despreza o Estado em busca do lucro da iniciativa privada”, disse o presidente do SINTESPO, Plauto Coelho.

Para fazer frente aos ataques dos governos Ratinho Júnior e Jair Bolsonaro, o SINTESPO tem atuado de forma conjunta com os sindicatos ligados ao Fórum das Entidades Sindicais (FES). “Além da luta sindical, temos pressionado parlamentares e governos contra a reforma administrativa que está tramitando no Congresso. Entendemos que o projeto vai prejudicar muito os servidores, mas além disso vai deixar nas mãos de políticos grande parte do serviço público, abrindo espaço para rachadinhas e outros desvios”, alerta Plauto.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

CAMPANHA DE FILIAÇÃO

A atividade sindical no Brasil tem sofrido constantes ataques, seja por meio das ações diretas de governos como por parte da imprensa. As administrações neoliberais querem diminuir o tamanho do Estado, privando as pessoas que mais precisam dos serviços públicos hoje gratuitos. Para fazer isso, os governos querem eliminar qualquer oposição. Sendo assim, atacam os sindicatos de trabalhadores.

Além disso, as mudanças na previdência resultaram em muitas aposentadorias precoces, retirando ainda mais recursos dos sindicatos. Sem recursos e com cada vez menos filiados, fica mais difícil fazer oposição aos governos.

É por esses motivos que agora, mais do que nunca, é muito importante que todos os trabalhadores da UEPG se filiem ao SINTESPO. Somente um sindicato forte e representativo pode frear o avanço das forças que querem destruir o serviço público. “Estamos convidando a todos os servidores da UEPG para que se unam a nós na luta pela Educação de qualidade. Somente com técnicos e docentes preparados, bem remunerados e com seus direitos garantidos é possível fazer a UEPG ser ainda melhor do que já é”, diz o presidente Plauto Coelho.

PANDEMIA

A vacinação para todas e todos é hoje a principal luta dos brasileiros para que se possa retornar à normalidade o mais rápido possível. Isso inclui a volta dos servidores públicos para suas atividades de modo presencial nos campi da UEPG. O SINTESPO defende que somente após a aplicação da segunda dose das vacinas para 70% da população os servidores retornem ao modelo de trabalho praticado antes da pandemia.

AÇÕES TRABALHISTAS

Um dos pontos altos da atual gestão do SINTESPO foram as vitórias judiciais que redundaram em benefício para servidores que buscavam seus direitos há mais de 14 anos. Foi o caso da ação das “duas folgas” dos agentes de segurança. O processo já se encontra em fase de reparação financeira aos servidores.

PREVIDÊNCIA

O SINTESPO não silenciou perante os ataques do governo Ratinho Jr. em relação à previdência dos funcionários públicos do Paraná. Em todos os momentos nos quais a Assembleia Legislativa discutiu a Proposta de Emenda Constitucional e os projetos de lei relativos ao assunto, tanto a diretoria quanto os associados se colocaram contra o governo. O SINTESPO ainda participa de uma série de ações junto à Justiça e Ministério Público para reverter as leis que prejudicam trabalhadoras e trabalhadores.

AÇÕES SOCIAIS E PARCERIAS

Nos últimos anos, a atual diretoria ampliou muito o atendimento aos filiados e à sociedade de modo geral. Dentre as atividades realizadas estão palestras sobre câncer de colo de útero, assédio moral, curso para migrantes, parcerias com clube recreativo, cessão de espaço no SINTESPO para a Associação dos Professores Aposentados da UEPG e participação em protestos contra o aumento da tarifa do transporte público de Ponta Grossa. Além disso, o SINTESPO hoje tem representação nos conselhos municipais de Direitos da Mulher e de Promoção de Igualdade Racial.

Além disso, o SINTESPO iniciou parcerias com Núcleo Maria da Penha da UEPG, SindiSaúde, Iesol, Movimento Negro, MST e mais recentemente com a Rede Anunciação de Agroecologia, abrindo espaço para que os produtores rurais possam comercializar produtos sem agrotóxicos diretamente com os consumidores.