A todo momento, governantes e políticos sem compromisso com a população tentam alterar a legislação para ampliar a contratação de terceirizados nos serviços públicos.

Para que há tanto interesse em tirar o servidor público do papel central de acolhimento à população e repassar para quem pretende lucrar sobre as necessidades da população? Vejamos:

  1. Para atender interesses de setores específicos da sociedade

Muitos governantes colocam as demandas das elites econômicas acima das necessidades dos cidadãos comuns. Porém, para atendê-las, é preciso ter funcionários que se sujeitem a obedecer qualquer ordem (principalmente se puderem ser intimidados).

Este não é o caso dos servidores públicos, que são protegidos pela estabilidade no emprego e, por isso, podem resistir às pressões de governantes movidos por interesses particulares.

Logo, para esses políticos, é melhor reduzir o número de funcionários concursados e aumentar a quantidade de indicados políticos e terceirizados. Isso facilitará para que seus interesses sejam atendidos.

 

  1. Para usar o orçamento público para atender compromissos políticos

Ao priorizar o interesse de grupos privados, governantes abrem o caminho para corrupção eleitoral e financeira (desvios de verbas públicas). Com isso, apoiadores e partidos políticos saem ganhando às custas da precarização dos serviços públicos.

Muitos políticos são eleitos com suporte e financiamento de empresários e, quando assumem seus cargos, passam a trabalhar para atender as demandas de seus apoiadores. Tornam-se “despachantes” de grupos econômicos e farão de tudo para beneficiá-los, inclusive dando oportunidades para que ocupem o espaço público e assumam atividades que antes eram executadas por servidores de carreira (concursados).

A terceirização acaba servindo como moeda de troca em uma relação nada saudável entre governantes e empresários. Com ela, poder público substitui a transparência, a isenção, o equilíbrio e a lisura das relações por um objeto de barganha que só interessa aos poucos envolvidos.

 

  1. Para que alguém lucre com os serviços públicos

Para facilitar a entrega dos serviços públicos para a iniciativa privada, a tática mais comum é sucatear os serviços estatais.

Quando os investimentos deixam de ser feitos nos níveis adequados,  os serviços se tornam cada vez mais precários e perdem qualidade. Arma-se aqui a justificativa para a terceirização ou mesmo para a privatização.

Ao mesmo tempo, tentam enganar a população dizendo que o servidor público é oneroso ao Estado e por isso deveria ter seu salário congelado, direitos retirados e cargo ocupado (pela terceirização de mão de obra ou por indicados políticos).

Mas via de regra as indicações políticas ou a terceirização geralmente se transformam em gatos mais elevados, com a contratação de uma mão de obra cara, despreparada e sem comprometimento com as necessidades da população e com a preservação do bem público.

É muito diferente da realidade dos servidores públicos concursados, que são altamente qualificados, estão em constante aperfeiçoamento e são orientados pelo dever de atender as demandas sociais.

Uma sociedade melhor começa na valorização dos servidores, no respeito aos recursos públicos e no investimento para ampliação dos atendimento à população. Só assim teremos transparência nas despesas do Estado, fiscalização da gestão pública e boa aplicação de nossos impostos.

Por isso, as terceirizações dos serviços públicos vão contra os interesses da maioria da sociedade.

Comentários

Conte nos que você achou!

About Diretoria secretaria sindicato

View all posts by Diretoria secretaria sindicato