Nesta quinta-feira, 15, o SINTESPO foi palco de uma palestra sobre assédio moral e suas implicações no serviço público, principalmente os aspectos relacionados aos problemas de saúde que a prática provoca.

“O assédio moral é uma ferramenta utilizada pelas chefias para aumentar a produtividade. Esse tipo de comportamento é muito comum e frequente causando depressão, problemas familiares, violência, perda da libido, psicopatia e pensamentos suicidas”, explica o deputado Tadeu Veneri (PT), que realizou a palestra.

De acordo com Veneri, um dos principais sintomas de que as pessoas estão sendo vítimas de assédio moral pode ser o que ele chama de “síndrome do fantástico”. “As pessoas têm um final de semana com a família e ficam livres das preocupações do trabalho, mas quando toca a música do programa da Globo, elas começam a se lamentar. É uma espécie de sentimento deprimente com a proximidade da segunda-feira”, explica.

O deputado também deu orientações sobre como combater a prática do assédio moral. “Anote tudo, se possível a hora e o dia das ocorrências de assédio. Grave áudios ou vídeos para reunir provas e depois procure seu advogado. Só o conhecimento e a denúncia podem vencer essa prática”, disse.

Para o presidente do SINTESPO, Plauto Coelho, a atividade foi um sucesso. “Tivemos um bom número de pessoas para ver a palestra e aprender sobre assédio moral. Agora elas poderão multiplicar esse conhecimento com os colegas e coibir esse tipo de comportamento quando acontecer no seu ambiente de trabalho”.

O vice-presidente do SINTESPO, Roberto Rodrigues, disse que o sindicato pretende realizar outras palestras semelhantes. “O Sindicato tem a obrigação de levar informações aos trabalhador. Por esse motivo já estamos programando outras palestras sobre variados assuntos”, relata, salientando para que os filiados fiquem atentos às mídias sociais do sindicato para saber sobre os próximos eventos.