Representantes dos sindicatos que defendem servidores estaduais das universidades públicas definiram duas principais frentes de atuação para o ano de 2024: lutar pela carreira dos agentes universitários de apoio e pela carreira dos docentes.

Os sindicatos reunidos em torno da AsIES (Associação das Entidades Representativas dos Servidores Públicos das Instituições de Ensino Superior do Paraná) estão realizando estudos para apresentar propostas legislativas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

A intenção é melhorar a Lei Geral das Universidades (LGU) aprovada no final de 2021 e contemplar de melhor maneira as carreiras, assim como atuar em outros aspectos relativos à gestão das instituições de nível superior.

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG, Plauto Jacir Coelho, destacou a importância dessa atuação conjunta. “Os sindicatos das universidades têm tudo em comum. Então é natural que reúnam esforços para lutar pelos trabalhadores que representam. Sempre acreditamos no diálogo e no trabalho sindical com base científica para convencer os governos e continuamos fazendo isso, sem demagogia, na intenção de melhorar a vida dos servidores e, por consequência, melhorar os serviços que eles oferecem à população do Paraná”.