No último dia 30 de julho, o Sindicato Docentes e Técnicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINTESPO) foi palco de um evento de grande importância para aqueles que buscam superar o alcoolismo e encontrar apoio na jornada de recuperação. O 2º Distrito de Alcoólicos Anônimos (A.A.), composto por nove grupos distribuídos nas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Castro, Ipiranga, Palmeira e Telêmaco Borba, promoveu o “Ciclo dos 12 Passos”, proporcionando um dia de aprendizado, compartilhamento e união.

Alcoólicos Anônimos é uma fraternidade reconhecida mundialmente, que reúne indivíduos que buscam se libertar do alcoolismo. Fundado com a missão de compartilhar experiências, forças e esperanças, o grupo se empenha em auxiliar uns aos outros na busca pela sobriedade e recuperação. O único requisito para se tornar membro é o desejo genuíno de parar de beber, e não há taxas ou mensalidades associadas à participação, uma vez que o grupo se mantém autossuficiente através das contribuições dos próprios membros.

O evento realizado no SINTESPO trouxe à tona os fundamentos do programa de recuperação dos 12 Passos, que desempenha um papel crucial na jornada de cada membro de A.A. Durante o encontro, cada um dos 12 Passos foi minuciosamente explicado por membros do 2º Distrito, proporcionando uma imersão nas ferramentas essenciais para superar o alcoolismo e transformar vidas.

Com a participação de cerca de setenta pessoas, a maioria delas membros da irmandade, o evento também contou com a presença de amigos e familiares de A.A. A troca de experiências e a rica discussão em torno dos passos propiciaram uma atmosfera de aprendizado e solidariedade, reforçando a importância da unidade e do compartilhamento nas jornadas individuais de recuperação.

Durante o encontro, os princípios de anonimato e respeito mútuo foram reiterados. O anonimato dos membros de A.A. é um pilar fundamental para o funcionamento da irmandade, assegurando que a ênfase esteja sempre nos princípios e na recuperação, em vez de nas identidades individuais.

O evento teve início às 8 horas e foi marcado por momentos de reflexão, interação e fortalecimento mútuo. Além disso, um almoço e café foram servidos aos participantes, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para a troca de experiências.

A irmandade de Alcoólicos Anônimos, através do 2º Distrito, expressou profundo agradecimento ao Sindicato Docentes e Técnicos UEPG – SINTESPO pela acolhida e apoio na realização do evento. Além disso, reforçou seu compromisso em continuar colaborando em futuras iniciativas, estendendo a mão a todos aqueles que buscam auxílio para superar o alcoolismo e reconstruir suas vidas.

O “Ciclo dos 12 Passos” no SINTESPO reforçou a missão e os valores de Alcoólicos Anônimos, oferecendo um dia de conexões significativas, aprendizado e esperança para aqueles que estão trilhando o caminho da recuperação. A irmandade permanece unida e comprometida com o propósito de ajudar uns aos outros a alcançar a sobriedade e construir uma vida plena e saudável.