SINTESPO planeja mobilização pela data-base
O SINTESPO deve integrar a frente de lutas pela reivindicação da data-base (reajuste da inflação nos salários) promovida pelos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e pelos que representam as Instituições de Ensino Superior (IEES) do Paraná.
A projeção feita pela assessoria econômica do FES é de que em maio deste ano a defasagem dos salários de servidoras(es) do Estado alcance 42%, o que significa mais de cinco salários perdidos anualmente.
A decisão foi comunicada no último dia três de março, momento em que o SINTESPO realizou reunião com a Diretoria e Conselho Fiscal.
O presidente do sindicato, Plauto Coelho, explanou sobre as possíveis mobilizações em março de 2023, sendo a primeira em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
No Paraná os sindicatos lutam pela data-base, realização de concurso público urgente, retirada do desconto previdenciário dos proventos de aposentadas(os) que recebam abaixo do teto do INSS (R$ 7.507,49) e melhorias no sistema de perícias e atendimento de saúde para o funcionalismo público estadual.
MANUTENÇÃO DO PRÉDIO
Outro assunto tratado durante a reunião foi a intenção da diretoria do SINTESPO em realizar a manutenção externa do prédio da sede, com início já para o mês de março, pretendendo finalizar em abril.
Seriam realizados os serviços de pintura e colocação de calhas/rufos entre outros. Além disso, Plauto Coelho também fez o relato dos pagamentos dos processos dos agentes de segurança que teve início em 2006.
MUDANÇAS NA DIRETORIA
O presidente também falou do novo presidente do Conselho Fiscal, João Valdemar Madeiros de Lima, salientando que o filiado tem grande experiência em ações sindicais. Lima substitui Luiz Roberto Canteri, que solicitou desligamento por motivos pessoais, mudança a ser homologada em assembleia geral.
Em substituição ao diretor Primeiro Secretário, Emerson José Barbosa, que renunciou ao cargo por motivos familiares e particulares, a diretoria indicou em votação Valmir Pereira de Oliveira. Com isso, o presidente deu boas vindas aos novos diretores e encerrou a reunião.