Governo pressionado pelos sindicatos das iees nos últimos dias envia proposta elaborada pelo grupo de trabalho de revisão nas carreiras dos técnicos e docentes universitários. A proposta foi elaborada no mês de maio, porém estava estagnada no governo. Com as mobilizações dos servidores públicos nos últimos dias, promovido pelo FES, os sindicatos das IEES como não foram contemplados com o auxilio refeição como as demais categorias, uniram-se e pressionaram o governo através da superintendência de ensino superior e garantiram, no último dia o envio da proposta.

“O projeto de lei 292 amplia o número de níveis da carreira técnica universitária, com novos requisitos de tempo para fins da promoção e progressão. O projeto foi aprovado por 33 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador que mandou a proposta no último dia permitido pela lei eleitoral”, relata o deputado estadual Tadeu Veneri (PT). Para o presidente do SINTESPO Plauto Coelho “esta conquista é a soma de forças das categorias das IEES, que atenderam as convocações dos sindicatos e se mobilizaram e foram a luta. Agora é acompanhar os avanços e direitos que ajudarão os servidores docentes  e técnicos das IEES. Pedro Blasczak diretor tesoureiro do Sintespo destaca que muitos servidores queriam se filiar ao Sindicato, porém estavam se margem consignada, agora com este projeto aprovado abrirá a margem e muitos poderão retornar e ajudar o sindicato nas demais lutas que virão”, o diretor disse ainda que é muito bom conquistar algo assim depois de muita luta. Zoli servidora aposentada da UEPG destaca nas redes sociais que esta conquista é fruto de uma luta que se iniciou antes de 2017 e parabenizou o sindicato pela conquista. A direção do SINTESPO informa que acompanhará e estará a disposição para esclarecimentos sobre a nova lei que será sancionada nos próximos dias.