Nos últimos meses a situação da pandemia de covid-19 em Ponta Grossa se tornou crítica. Isso se agravou no último mês, quando a média de mortes pelo novo coronavírus em Ponta Grossa ultrapassou as médias estadual e nacional. Entre 23 de janeiro e 23 de fevereiro houve 95 óbitos relacionados à covid-19 em Ponta Grossa, o que significa uma média de 3,16 mortes por dia.

No Brasil, a média de mortes diárias varia em torno de 1 mil mortes e no Paraná esse número oscila entre 60 e 70 mortes por dia. Se as estatísticas de Ponta Grossa fossem elevadas para as dimensões do Estado e do País, a média de mortes Brasil seria de 1.883 pessoas por dia e no Paraná seria de 102 óbitos diários relacionados à pandemia.

Esse cálculo é baseado nas estatísticas de projeção populacional do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que a população de Ponta Grossa é 595,93 vezes menor que a do Brasil e 32,41 vezes menor que a do Paraná.

Os números mostram que a velocidade do índice de mortes na cidade está mais acelerada se comparada ao que ocorre no Estado e no País.

Situação do Hospital Universitário Regional

Em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje no Hospital Universitário Regional da UEPG, o reitor Miguel Sanches Neto, o diretor-geral do HU, Sinvaldo Baglie, e o diretor técnico do hospital, Ricardo Zanetti, anunciaram que o HU não suporta mais nenhum novo leito para tratamento da covid-19, tanto do ponto de vista da estrutura física do prédio quanto de pessoal para atendimento.

Os três reforçaram que o HU está respondendo plenamente ao atendimento dos pacientes que são direcionados o hospital, mas que as taxas de ocupação estão em 100% há mais de uma semana.