Sindicatos se unem contra o desmonte da educação

A direção do Sintespo participou ontem de uma reunião entre os sindicatos das universidades estaduais do Paraná para prestar apoio e solidariedade ao reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor doutor Mauro Luciano Baesso e à comunidade universitária. Ambos estão sendo vítimas das políticas de desmonte da educação promovidas pelo governo do Estado e penalizadas por não entregar os documentos que colocariam a UEM no sistema RH-Meta 4.

A atitude da UEM, de se recusar a entrar no Meta 4, sistema que solapa a autonomia universitária ao colocar o controle dos recursos destinados ao pagamento dos salários dos servidores nas mãos do governo estadual, tem o apoio e respaldo igualmente do Conselho Universitário e do Diretório Central dos Estudantes.

Ainda na semana passada, a direção do Sintespo já alertava para mais essa maldade do governo Beto Richa, pois mesmo as universidades que se submeteram ao novo sistema tiveram o salário dos servidores atrasados. Um desrespeito tão grande como o de reter os salários dos servidores da UEM.

Na reunião realizada no Auditório do Trabalhador do Sinteemar, foi elaborada uma moção de apoio assinada pelos representantes do Sintespo e dos seguintes do Sinteemar (UEM/Maringá); Sindiprol/Aduel (UEL/Londrina); Assuel (UEL/Londrina); Adunioeste (Unioeste/Cascavel); Sinduepg/Andes (UEPG/Ponta Grossa); Sinteoste (Unioeste/Cascavel); Sintesu (Unicentro/Guarapuava) e Adunicentro (Unicentro/Guarapuava).

A moção ressalta que a inclusão no Meta 4, como quer o governador, “ataca os direitos conquistados no decorrer dos anos pelas categorias que integram a comunidade universitária” e destaca a atitude do reitor, que age com “firmeza”, ao não entregar os documentos para a adesão ao Sistema.
Os representantes sindicais ainda traçaram um plano de luta e estratégias para combater as outras várias formas de desmonte da educação no Paraná promovidas pelo governo Richa. Em breve essas ações serão divulgadas.

A UEM ESTÁ CORRETA! NÃO AO META 4