Assembleia geral de prestação de contas da gestão 2012/2016, convocada em 13 de abril de 2016, aprovou relatório de atividades do período de setembro de 2015 até fevereiro de 2016. Também foi aprovado Fundo de Greve e judicial que servirão de reservas financeiras em momento de greve, mobilizações, paralisações e outras atividades de luta.

Para o presidente do SINTESPO senhor Emerson Barbosa, a convocação da Assembléia para os filiados, além de cumprir regimentalmente o estatuto da entidade, serviu para dar transparência total das contas e investimentos da entidade sindical aos filiados que desejem concorrem as eleições sindicais nos próximos dias, segundo Barbosa “desde que assumimos o sindicato nossa prioridade sempre foi a defesa dos interesses dos professores e técnicos da UEPG, porém também realizamos a construção da sede própria, que ainda tem muito para ser feito, mas já é um espaço de encontro para reuniões e assembléias”, completando diz que “neste ano teremos eleições sindicais e nossa luta continuará na defesa de uma UEPG crítica, atuante fazendo com que os servidores possam participar da luta por carreiras, melhores condições de trabalho etc. Acreditamos que estamos no caminho certo, se hoje o Sintespo possui sede própria é graças aos servidores que estiveram atuando no sindicalismo nos ultimos anos e aos demais servidores que nos apoiam, mesmo estando em seus locais de trabalho”. Nesta Assembleia ocorreu aprovação além dos seis meses do último ano de gestão, também foi aprovado o Fundo de Greve, que somente poderá ser utilizado em ações sindicais de paralisações, movimentos de greves, etc.”