REFORMA DA PREVIDÊNCIA
PROTESTO DE SERVIDORES VAI MARCAR REINÍCIO DAS AULAS NA UEPG

A Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) definiu pela paralisação das atividades no primeiro dia de aulas em protesto contra a reforma da previdência proposta pelo governo federal. O tema está em discussão no Congresso Federal e poderá ser colocado à apreciação do plenário da Câmara logo após o período do Carnaval.

Também foi definido o indicativo para outra paralisação, essa a partir do dia 27 de fevereiro. Desta vez o foco será as medidas promovidas pelo governo do Estado do Paraná que afetam a Educação.

“No dia 19 vamos promover a acolhida dos calouros informando a todos sobre os motivos do nosso protesto. Vamos organizar as atividades principalmente no período da manhã”, disse o diretor do Sintespo, Ruan Ferraz.

Para o presidente do Sintespo, Emerson Barbosa, haverá uma intensificação da mobilização dos servidores e também dos alunos. “Se os governos federal e estadual insistirem na reforma da previdência e na precarização da educação, prejudicando professores e técnicos, atacando os sindicatos e impondo medidas com a intenção de dividir nossa categoria, vamos intensificar nossos protestos. Vamos fazer manifestações e atividades para alertar toda a sociedade sobre esse grande retrocesso”.

Barbosa informou aos servidores que o governo estadual está “impondo uma taxa de cobrança sindical de consignação em folha e suspendendo gratificações aos servidores liberados para a luta sindical. Além disso, atrasou o pagamento dos servidores em janeiro e o repasse da mensalidade de filiados”.

O Sintespo também informou os servidores da UEPG sobre o andamento da ação judicial contra o governo por não cumprir a data base (servidores estão sem reajuste há quatro anos), e o não pagamento de insalubridade aos docentes.

Os servidores presentes na Assembleia do Sintespo também aprovaram a participação do sindicato na Assembleia Geral Unificada, da qual também fazem parte o Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).