Fórum Estadual Servidor - FESNotícias 32 Diretoria 21 de maio de 2026
Encontro na APP-Sindicato avaliou o reajuste de 5%, a aplicação do Descongela, os aposentados sem paridade e os desafios diante do cenário eleitoral de 2026
Dirigentes do SINTESPO participaram, na tarde desta terça-feira, (19) de reunião dos sindicatos que integram o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), realizada na sede da APP-Sindicato, em Curitiba. Representaram o sindicato os dirigentes Antonio Marcos Maia e Valmir Pereira de Oliveira.
A reunião teve como objetivo avaliar a campanha salarial do funcionalismo público estadual e discutir os próximos passos da mobilização. As entidades avaliaram que o reajuste de 5% foi resultado da pressão das categorias, mas ressaltaram que o percentual é insuficiente diante da dívida acumulada do Estado com servidoras e servidores, especialmente em relação às perdas da data-base.
Também foram debatidas estratégias para cobrar, ainda neste ano, a aplicação do Descongela, lei nacional que autoriza a contagem do tempo congelado durante a pandemia para quinquênios e anuênios. Entre os encaminhamentos, estão a realização de reunião com a Secretaria de Administração e Previdência do Paraná (SEAP) para tratar do assédio de empresas que ligam oferecendo serviços aos servidores, e reunião com a Casa Civil para discutir o projeto de lei dos aposentados sem paridade e a aplicação do Descongela.
As entidades também fizeram uma avaliação de conjuntura tendo em vista as eleições de 2026. Ficou definido que será elaborada uma carta compromisso a ser apresentada aos candidatos ao Governo do Paraná. O debate apontou a necessidade de cada sindicato avaliar, conforme sua realidade e sua base, como poderá atuar no processo eleitoral, considerando o projeto de Estado em disputa: de um lado, a lógica de redução do serviço público; de outro, a defesa da valorização dos servidores e dos serviços prestados à população.
O FES também discutiu a realização de um seminário de avaliação da conjuntura e planejamento pós-eleições. Para o SINTESPO, a participação nessa agenda reforça a importância de manter as pautas do funcionalismo no centro do debate público, cobrando do atual e do próximo governo respostas concretas sobre recomposição salarial, respeito às carreiras, previdência, data-base e valorização do serviço público.
Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
© Sintespo. Todos os direitos reservados.
Please login or subscribe to continue.
No account? Register | Lost password
✖✖
Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.
✖