Background

Dirigentes do SINTESPO participam de reunião do FES sobre campanha salarial e novas ações do funcionalismo

Encontro na APP-Sindicato avaliou o reajuste de 5%, a aplicação do Descongela, os aposentados sem paridade e os desafios diante do cenário eleitoral de 2026

Dirigentes do SINTESPO participaram, na tarde desta terça-feira, (19) de reunião dos sindicatos que integram o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), realizada na sede da APP-Sindicato, em Curitiba. Representaram o sindicato os dirigentes Antonio Marcos Maia e Valmir Pereira de Oliveira.

A reunião teve como objetivo avaliar a campanha salarial do funcionalismo público estadual e discutir os próximos passos da mobilização. As entidades avaliaram que o reajuste de 5% foi resultado da pressão das categorias, mas ressaltaram que o percentual é insuficiente diante da dívida acumulada do Estado com servidoras e servidores, especialmente em relação às perdas da data-base.

Também foram debatidas estratégias para cobrar, ainda neste ano, a aplicação do Descongela, lei nacional que autoriza a contagem do tempo congelado durante a pandemia para quinquênios e anuênios. Entre os encaminhamentos, estão a realização de reunião com a Secretaria de Administração e Previdência do Paraná (SEAP) para tratar do assédio de empresas que ligam oferecendo serviços aos servidores, e reunião com a Casa Civil para discutir o projeto de lei dos aposentados sem paridade e a aplicação do Descongela.

As entidades também fizeram uma avaliação de conjuntura tendo em vista as eleições de 2026. Ficou definido que será elaborada uma carta compromisso a ser apresentada aos candidatos ao Governo do Paraná. O debate apontou a necessidade de cada sindicato avaliar, conforme sua realidade e sua base, como poderá atuar no processo eleitoral, considerando o projeto de Estado em disputa: de um lado, a lógica de redução do serviço público; de outro, a defesa da valorização dos servidores e dos serviços prestados à população.

O FES também discutiu a realização de um seminário de avaliação da conjuntura e planejamento pós-eleições. Para o SINTESPO, a participação nessa agenda reforça a importância de manter as pautas do funcionalismo no centro do debate público, cobrando do atual e do próximo governo respostas concretas sobre recomposição salarial, respeito às carreiras, previdência, data-base e valorização do serviço público.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation