Neste 12 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Leitura. Para o SINTESPO, esta data representa mais do que o incentivo à prática individual da leitura; ela é um ato social, que depende de políticas públicas, espaços adequados e do trabalho coletivo daqueles que fazem a educação acontecer todos os dias.
Destacamos aqui a valorização de professores e técnicos, que atuam na formação de leitores dentro e fora da sala de aula, seja por meio de projetos de extensão, bibliotecas universitárias, pesquisas ou ações culturais.
Valorizar a leitura é também valorizar o conhecimento e a universidade pública como espaço de produção e democratização do saber. Entretanto, o acesso à leitura ainda enfrenta desafios estruturais: a falta de investimentos em bibliotecas, os cortes em programas culturais e a sobrecarga de trabalho docente e técnico comprometem o tempo e as condições necessárias para a mediação da leitura e desenvolvimento de projetos voltados à comunidade.
Por isso, neste Dia Nacional da Leitura, o SINTESPO reforça que valorizar os servidores, técnicos e docentes e o trabalho na universidade é também valorizar o direito à leitura. A construção de uma sociedade leitora passa pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, com condições dignas de trabalho, incentivo à cultura e garantia de acesso ao conhecimento para todos.
Filie-se, ler também é um ato de luta e resistência!
Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
© Sintespo. Todos os direitos reservados.