Background

SINTESPO busca solução para tabela dos agentes de apoio

O SINTESPO participou, no dia 30 de setembro, de reunião da ASIES-PR (Associação das Entidades Representativas dos Servidores Públicos das Instituições de Ensino Superior do Paraná), realizada em Guarapuava, na sede do SINTESU. Um dos principais pontos da pauta foi a situação da tabela dos agentes de apoio, tema que há meses mobiliza sindicatos e servidores em todo o estado.

Durante a reunião, ficou definido que seria buscado diálogo direto com a presidência da APIESP (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) para tratar da questão. No dia seguinte, 1º de outubro, a oportunidade surgiu no evento “Paraná Faz Ciência”, também realizado em Guarapuava, onde o presidente da APIESP e reitor da Unioeste, professor Alexandre Almeida Webber, recebeu representantes sindicais.

Na conversa, Alexandre Webber afirmou que já está atuando junto ao Governo do Paraná para encaminhar uma solução e que a expectativa é de resolver o caso da tabela ainda em 2025.

Além do diálogo com a APIESP, a ASIES-PR e o SINTESPO também programaram uma viagem a Curitiba na próxima semana, para cobrar diretamente o governo estadual e buscar apoio dos deputados estaduais na defesa dos agentes de apoio e de toda a comunidade universitária.

No dia 30 de setembro, os representantes dos servidores das universidades públicas estaduais se reuniram para definir os rumos das lutas em defesa do funcionalismo na sede do Sintesu
No dia 1 de outubro, membros da AsIES dialogaram com o presidente da Apiesp sobre a tabela dos agentes de apoio e outras pautas