Background

IESOL E SINTESPO finalizam curso de Economia Solidária

A primeira atividade em parceria da Incubadora de Empreendimentos Solidádios (IESol) com o SINTESPO encerrou na última quarta-feira, 5 de dezembro, com saldo positivo. Foram quatro semanas do Curso de Economia Solidária na sede do sindicato e uma visita técnica à Curitiba, completando assim a formação destinada aos servidores da UEPG.

De acordo com o professor dr. Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, coordenador da IESol e do Projeto Universidade Sem Fronteiras (USF), “o curso serviu para inserir funcionários da instituição entre os participantes de um programa de extensão oferecido pela Proex (Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais). Esperamos que este primeiro curso, que chegou ao seu término com sucesso, torne-se um primeiro passo de uma parceria que promete ser bastante profícua”.

Dentre os temas tratados no curso, as servidoras e servidores aprenderam a diferança entre os conceitos de consumo, consumo consciente, consumo responsável e consumo solidário. As oficinas se dividiram entre confecção de sabão líquido a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado, confecção de sabonetes e aromatizantes para guarda-roupas com sagu e essência de lavanda, oficina de horta vertical e clube de trocas.

Além disso, no dia 02 dezembro, foi realizada uma visita à Feira do Largo da Ordem, em Curitiba, que conta com uma diversidade grande de produtos artesanais, além de atividades culturais e gastronomia.

As participantes do curso, orientadas pela equipe da IESol, puderam conhecer a variedade de artesanatos produzidos pelos feirantes e obter ideias de organização para desenvolver uma forma de geração e complementação de renda, além de entrarem em contato com feirantes organizados como empreendimentos de economia solidária.


“A nossa avaliação é extremamente positiva. Foi o primeiro curso de muitos outros que pretendemos oferecer aos servidores da UEPG. É importante destacar também que os cursos são gratuitos para quem é sindicalizado e servem para promoção de carreira dos servidores. Além da luta que desenvolvemos para garantir e conquistar direitos para os trabalhadores, estamos ampliando nossas atividades para atender outras demandas importantes, como a formação em Economia Solidária, junto com a IESol”, disse o presidente do SINTESPO, Plauto Coelho.

O vice-presidente do sindicato, Roberto Rodrigues, acompanhou o andamento do curso e também gostou do resultado. “Entendemos que o Sindicato deve estar mais próximo do servidor. Tanto é que estamos oferecendo cursos, promovendo torneios esportivos e confraternizações entre os funcionários da UEPG e suas famílias. Tenho certeza que o sindicato sai fortalecido desse método de atuação”, disse Rodrigues.

Oficinas da IESol para confecção de sabonetes e aromatizantes
Oficina de horta vertical com garrafas pet
Clube de trocas ministrado pela IESol
Último dia do Curso de Economia Solidária, parceria entre IESol e SINTESPO