Background

Oficina de Economia Solidária aborda questões sobre consumo

Nesta quarta-feira, 21, aconteceu na sede do SINTESPO o segundo dia da Oficina de Economia Solidária, uma parceria entre o Sindicato e a Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol).

O primeiro momento foi marcado pela palestra ministrada pela técnica de Psicologia, Clarissa Monaco e pelas alunas de Serviço Social, Bianca Costa e Luiza Benk. O tema foi a diferença que existe entre os termos consumo, consumo consciente, consumo responsável e consumo solidário.

Além disso, as profissionais da Iesol também falaram sobre a Feira de Trocas. “É um lugar onde levamos objetos, serviços ou saberes para trocar. É algo diferente e que não custa nada porque a ideia remonta ao escambo, ou seja, a troca direta de produtos sem a utilização de recursos financeiros para intercambio”, explica Lívia Cunha, técnica da Iesol.

Depois disso, Livia Cunha ministrou uma oficina para confecção de sabão líquido reutilizando óleo de cozinha usado, mostrando a importância da reutilização desse produto. “O óleo de cozinha possui uma das fórmulas que mais polui o meio ambiente. Por esse motivo, é importante a reutilização, pois é um processo barato e que qualquer um pode fazer em casa”, diz Livia.

Para o presidente do SINTESPO, Plauto Coelho, a oficina tem correspondido às espectativas da direção do Sindicato. “Está sendo um sucesso, com grande participação dos servidores. O diferencial dessa oficina são os certificados que os participantes recebem e que podem servir para a progressão na carreira. No próximo ano, iremos oferecer mais oficinas e cursos e celebrar novas parcerias com outros projetos de extensão da UEPG”, disse.