A diretoria do SINTESPO participa do esforço conjunto contra a incidência do covid 19, coronavírus, e reforça a necessidade das medidas tomadas pela Reitoria da UEPG sobre a antecipação dos recessos acadêmicos e a recomposição de carga horária, previstos no calendário 2020.

Desse modo, conforme nota da Reitoria, ficam suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais de 16 a 28 de março. A suspensão abrange a graduação, a extensão, a pós-graduação e a pesquisa, para que se mantenha o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias. Ficam mantidas apenas as atividades administrativas essenciais, desde que não haja aglomeração, conforme escala estabelecida pelas chefias.

A direção do sindicato também reforça a toda a comunidade para que tome as medidas comuns de prevenção da doença recomendadas pelo Ministério da Saúde, com lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Comentários

Conte nos que você achou!