O Guia da Faculdade do Jornal O Estado de S. Paulo conferiu avaliação cinco estrelas ao Curso de Bacharelado em Química Tecnológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) neste mês de outubro.
A metodologia utilizada pelo guia é a de “avaliação por pares” e foram analisados quase 12 mil cursos superiores em todo País. Destes, apenas 1,95% obteve o conceito máximo. Os critérios para concessão de cinco estrelas são o projeto pedagógico, o perfil dos professores e as condições de materiais e equipamentos oferecidos.
“Todos os professores do nosso curso têm titulação de doutorado e a matriz curricular está alinhada com as diretrizes do Ministério da Educação. O projeto pedagógico oferece disciplinas de diversificação ou aprofundamento que permitem ao aluno moldar sua formação de acordo com seu interesse, podendo optar por disciplinas de formação acadêmica, ambiental ou gerencial, este último mais direcionado ao mercado industrial”, destaca a professora coordenadora do curso, Patrícia Los Weinert.
Além de conseguir destaque no Guia da Faculdade, o curso conseguiu nota 4 na última avaliação do Exame Nacional de Cursos (ENADE, 2017), o melhor conceito entre os cursos paranaenses.
A formação do aluno para contribuir socialmente também foi destacada pela coordenação do curso. “O objetivo geral do curso é formar profissionais capacitados, que participem de forma ativa no desenvolvimento da sociedade, particularmente nas decisões que envolvem o conhecimento químico, suprindo um mercado cada vez mais exigente e contemplando as orientações legais dos Conselhos Federal e Regional de Química e as Diretrizes Curriculares”, ressalta Patrícia.
“Os investimentos para manter um nível de excelência são altos. Hoje nosso curso tem acesso a equipamentos de ponta graças às parcerias que os professores estabelecem com outras instituições e ao esforço da própria UEPG em manter um laboratório multiusuários bem equipado”, diz a coordenadora.
O presidente do SINTESPO, Plauto Coelho, reiterou a qualidade do curso de Química. “A UEPG tem se conseguido bons resultados em todos os rankings. Temos que parabenizar os técnicos, professores e alunos e salientar que a comunidade universitária unida sempre dá ótimos frutos para toda sociedade”.