A direção do SINTESPO optou por atender a convocação da Reitoria da UEPG e participar da Comissão de Estudos responsável pela análise da minuta da Lei Geral das Universidades (LGU) elaborada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

O grupo reúne representantes dos servidores (docentes e técnicos) e estudantes, além de setores, departamentos e pró-reitorias da Universidade, e tem como principal objetivo fazer uma avaliação criteriosa do texto apresentado pelo governo do Estado do Paraná.

“A minuta da Lei Geral das Universidades se constitui de um texto base que foi disponibilizado para discussão. Entendemos que esse é o momento oportuno para verificar a real necessidade da LGU. Do mesmo modo, queremos colaborar com o debate, pois a LGU vai gerar mudanças substanciais no funcionamento das instituições de ensino superior do Paraná”, pontua o presidente do SINTESPO, Plauto Coelho.

Para o vice-presidente do SINTESPO, Roberto Rodrigues, a fase de discussão é importante. “Sabemos que o texto que temos em mãos pode trazer problemas sérios caso seja enviado para a Assembleia Legislativa, aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador. Por esse motivo, vamos apontar todas as nossas discordâncias antes da redação final e sugerir as mudanças que consideramos necessárias”.

Encerrada a fase de discussão na Comissão de Estudos, a diretoria vai convocar Assembleia Geral para apresentar a análise aos filiados do SINTESPO. “De posse da análise da Comissão, queremos discutir o assunto com nossos sindicalizados a fim de elaborar um veredicto sobre o tema. Veremos se nossas sugestões serão acatadas e, então, colocaremos em votação em Assembleia Geral. Não aceitaremos nenhum retrocesso, vamos exigir que as leis já existentes sobre provimento de cargos, salários e carreiras sejam respeitadas na LGU e não abrimos mão da autonomia universitária”, diz Plauto Coelho.

O governo estipulou a data de 30 de agosto para que as comunidades universitárias enviem sugestões à minuta. “Já participamos de outros momentos de debates sobre a LGU, estamos participando da Comissão interna da UEPG e pretendemos colaborar com qualquer iniciativa que se proponha a discutir o tema. Entendemos que essas ocasiões servem para coletar números, entender o impacto da LGU e compreender detalhadamente a proposta do governo. Não formulamos ainda nenhum parecer definitivo sobre a LGU e isso só irá acontecer em Assembleia, respeitando o conjunto dos sindicalizados”, afirma o presidente do SINTESPO.