A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Hospital
Regional estão desenvolvendo desde o início do mês de outubro o Projeto
Pró-Servidor, que oferece consultas de saúde aos agentes universitários.

A direção do Sintespo destaca essa atividade como sendo
pioneira e de extrema importância para os servidores. “Não se tem notícia de
uma atividade desse nível na história da UEPG, por isso é importante dizer que
iniciativas como essa são muito bem-vindas e preenchem uma lacuna importante no
diálogo entre a Universidade e seus trabalhadores”, disse o presidente do
Sintespo, Plauto Coelho.

Desde que a nova diretoria do Sintespo assumiu, há pouco
mais de dois meses, algumas ações na área de saúde estão sendo realizadas, como
a parceria com o Cejocomd, Centro Jovem de Combate as Drogas. “Nossa
preocupação com o bem-estar dos nossos associados é constante. De nossa parte
também estamos trabalhando por isso. Desse modo, é importante também que a UEPG
promova ações dessa natureza”, disse o vice-presidente do Sintespo, Roberto
Rodrigues.

Confira os detalhes do projeto:

Para participar do projeto, os agentes universitários devem
fazer agendamento prévio pelo telefone 3220 3469, com a Diretoria de Qualidade
de Vida no Trabalho da Prorh (Pró-Reitoria de Relações Humanas) da UEPG. O
projeto é itinerante e vai, nos três últimos meses do ano, atender os agentes
universitários em três espaços: no ambulatório do Campus Central, no
Ambulatório do Campus de Uvaranas e na Fazenda Escola.

A equipe do projeto é interdisciplinar. Conta com a
participação de 18 residentes e 2 estagiários do HU-UEPG, e é coordenado pelas
professoras Cristina Fadel, do Departamento de Odontologia, Danielle Bordin, do
Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da instituição  e Guilherme Arcaro, professor colaborador de
Enfermagem e Saúde Pública. A diretora acadêmica do hospital, Luciane Cabral,
viabilizou a participação dos residentes no projeto.

A professora Cristina Fadel explica que a ideia é
identificar as demandas para o atendimento ao agente universitário a partir de
uma rede de atendimento, aproveitando o que já existe na UEPG. A diretora do
HU, Luciane Cabral, observa que o projeto visa o atendimento interdisciplinar –
e a busca da integralidade do cuidado à saúde do servidor, além de fortalecer a
parceria entre o Hospital Universitário e a UEPG. Sobre a organização dos
atendimentos, Danielle Bordin diz “fizemos cinco treinamentos-piloto para
estabelecer um protocolo de atendimento, definição de tempo ideal de
atendimento e preparo da equipe”.

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