O Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo) abriu espaço para ouvir os candidatos a reitor, Marcelo Bronoski e Miguel Sanches Neto, na Assembleia que ocorreu na manhã desta terça-feira, 3. Os professores puderam explanar sobre suas propostas para a UEPG e conversar com os servidores sobre as reivindicações da categoria.

“A corrida pela reitoria começou e foi importante a presença dos candidatos na Assembleia, pois tratamos de temas que são muito graves para os técnicos e professores da UEPG”, disse o presidente do Sintespo, Emerson Barbosa, salientando que em breve o sindicato vai organizar um debate entre os proponentes à direção da universidade.

As preocupações que foram objeto da convocação da Assembleia e também fizeram parte da discussão com os candidatos passam pela falta de contratação de servidores já aprovados em concurso aliada à grande demanda por esses profissionais por parte da UEPG e o desrespeito à data base, fazendo com que os salários não sejam reajustados há quatro anos. “Além de não nomear técnicos que já fizeram concurso, a universidade hoje tem um déficit de professores muito sério, tendo que constantemente optar pela contratação de temporários”, afirma Barbosa.

Outro ponto discutido é a possível volta, em outubro, ao Congresso Nacional da reforma da previdência proposta pelo governo federal.

Posse de Cida

De outro lado, os servidores estão se preparando para a posse da vice-governadora Cida Borguetti à frente do governo quando da desincompatibilização de Beto Richa. “Todos os sindicatos que representam as universidades estão unificados e vamos solicitar audiência com a futura govenadora. Queremos que várias ações do governo Beto Richa sejam revogadas, como a que trata da suspensão da data base, por exemplo. Além disso, as questões relacionadas a novos concursos e contratações de concursados estarão na pauta”, disse Barbosa.

Outra reivindicação que deve ser levada até Cida Borguetti é a abertura para inclusão de mais recursos na Lei Orçamentária (LOA) do Estado para as instituições de ensino superior.