DATA BASE – SINTESPO EXIGE REPOSIÇÃO SALARIAL

A direção do Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo) participou dos protestos que exigiram dos deputados estaduais uma postura favorável ao pagamento do reajuste anual aos servidores públicos em 2018, na tarde desta segunda-feira, 11, em Curitiba.
“Visitamos todos os gabinetes dos deputados coletando assinaturas para o requerimento que pretendia levar a discussão do reajuste ao plenário através de um destaque. Conseguimos 11 das 18 assinaturas necessárias. Infelizmente o governo do estado tem maioria na Assembleia e se recusa a conceder esse direito dos servidores”, disse o diretor do Sintespo, Ruan Ferraz.
Por esse motivo, tanto os representantes do sindicato da UEPG, quanto o conjunto de lideranças dos sindicatos dos funcionários públicos do Estado reunidos no Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, protestaram de forma veemente nas galerias da Alep.
Com as palavras de ordem “vergonha”, “data-base é direito” e “não me representam”, os dirigentes sindicais mandaram um recado certeiro para os deputados que se recusam a votar em favor da população, preservando interesses do governo.
Infelizmente, o presidente da Alep, Ademar Traiano, mandou esvaziar as galerias, impedindo assim um protesto democrático e que pedia por justiça. Desde 2015 os servidores públicos não recebem reajuste de salários.
De acordo com a professora Marlei Fernandes, do FES (Fórum das Entidades Sindicais), o relatório aprovado é equivocado, uma vez que estima R$ 3,2 bilhões a menos de arrecadação. “Não há impeditivo na LOA de pagar a data-base, mas nós sabemos que a intencionalidade do governo é justamente essa.” Ela contou que a mobilização continua. “Os deputados governistas do camburão vão ter os nomes expostos em suas regiões, porque a população precisa saber da negativa que fazem aos servidores.”

Confira quais deputados assinaram o requerimento da emenda a favor dos(as) servidores(as):

Professor Lemos (PT)
Tercílio Turini (PPS)
Péricles de Mello (PT)
Nelson Luersen (PDT)
Márcio Pacheco (PPL)
Requião Filho (PMDB)
Nereu Moura (PMDB)
Rasca Rodrigues (PV)
Ademir Bier (PMDB)
Mauro Moraes (PSDB)
Anibelli Neto (PMDB)
Missionário Ricardo Arruda (PEN)

* Os deputados Tadeu Veneri (PT) e Evandro Araújo (PSC) manifestaram que assinariam o requerimento, mas estavam em agenda oficial da Alep fora de Curitiba e não puderam participar da sessão.