assemblia dia 23 - paralisação e estado de greve
Os filiados do Sindicato dos Técnicos e Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sintespo) decidiram fazer um dia de paralisação no próximo 29 de novembro. A definição foi tomada em Assembleia geral, na manhã desta quinta-feira, na sede do Sindicato.

O dia de protesto se deve às políticas adotadas pelo governo do Estado nos últimos anos, como o fim da data base, cortes de 30% no orçamento das Instituições de Ensino Superior (Iees) para o próximo ano e adoção do sistema de gerenciamento de recursos META 4.

O Sintespo também reivindica a revogação do Decreto 8176 de 11/17, que suspende concursos públicos e contratação de servidores temporários, e é contra as mudanças no Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) docente. Além disso, pede a imediata abertura de diálogo sobre as carreiras técnicas e docentes.

A Assembleia também contou com a participação do deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT), que apresentou breve análise de conjuntura nacional e estadual. Segundo o parlamentar, o governo estadual segue a mesma cartilha do governo federal, ou seja, cortes nos direitos dos trabalhadores e precarização dos serviços públicos.

Além disso, o governo estadual apresenta um discurso articulado com a grande mídia e associações empresariais, jogando toda a responsabilidade da sua má gestão nas costas dos servidores públicos.

O presidente do Sintespo, Emerson Barbosa, diz que a paralisação dia 29 de novembro é uma orientação do Fórum das Entidades Sindicais – FES, e do Comitê Estadual em Defesa do Ensino Superior, que há meses tentam, através do diálogo com as outras instâncias de governo, resolver os impasses. “Não existe interesse do governo na solução destes problemas. Lamentamos muito, mas o dia 29 será um dia de protesto e alerta. Há grande possibilidade das aulas não começarem em 2018 se governador insistir neste tratamento desrespeitoso com os professores e técnicos das Universidades Públicas do Estado do Paraná”, disse.