foto_FESGoverno não tem proposta para pagar dívidas com os(as) servidores(as)

Em reunião, secretário da Seap se compromete a levar o posicionamento contrário do FES ao PL 182/2016

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu na tarde de hoje (05) com o secretário de Administração e Planejamento (Seap), Reinhold Stephanes, e representantes de demais secretarias do Estado. O FES, representado por quase todos os 22 sindicatos integrantes do Fórum, cobrou o pagamento de dívidas que o Estado tem com os(as) servidores(as) públicos(as), como as progressões e promoções em atraso. Além disso, deixou claro que as entidades são totalmente contrários ao PL 182/2016, que ataca diretamente o funcionamento dos sindicatos, e que querem que o PL seja retirado de votação, antes mesmo de chegar à CCJ, na Assembleia Legislativa.

O secretário Stephanes não apresentou nenhum dado sobre a dívida do governo com os(as) servidores(as), assim como ressaltou que, segundo o governo, não há condições de fazer os pagamentos neste momento. O FES ressaltou que a dívida do governo com os(as) servidores(as) só aumenta e que, de acordo com os cálculos sendo estudados pelos sindicatos, o governo tem sim condições de fazer o pagamento dessas dívidas.

A secretária de Finanças da APP-Sindicato e representante da entidade no Fórum, professora Marlei Fernandes, explica que será feito o confronto de informações entre o que é apresentado pela Seap e os cálculos dos(as) servidores(as). “Era para o secretário ter apresentado uma planilha com todos os débitos, de promoções e progressões em atraso com as categorias, mas, mais uma vez, o governo não apresentou. Isso cria uma indisposição muito grande. Na sequência, vai gerar confrontos porque nós vamos trabalhar nas nossas categorias e bases que o governo tem recurso sim, e que é possível saldar as dívidas com os servidores. Na próxima reunião com a Seap, vamos debater profundamente os números e dados”.

Além disso, o FES reforçou o ataque do governo aos sindicatos quando deseja aprovar um Projeto de Lei que afeta o poder de organização sindical dos(as) servidores(as). A prática antissindical, que ataca diretamente o direito dos(as) trabalhadores(as) de serem representados por sindicatos, vem no momento em que o governo, não estando feliz com bombas, gás de pimenta e bala de borracha, fere o direito dos(as) trabalhadores(as) de se organizarem e lutarem por seus direitos. O secretário Stephanes se comprometeu a levar esse posicionamento para o governador.

Ficou o comprometimento também, por parte do secretário, de apresentar dados confiáveis sobre a arrecadação e aplicação do dinheiro público do Paraná, gerido pelo governador Beto Richa, mas não foi fixada uma data para isso. A próxima reunião do FES com o secretário deve acontecer no dia 09 de junho, às 14h30.

Fonte: http://appsindicato.org.br/index.php/governo-nao-tem-proposta-para-pagar-dividas-com-osas-servidoresas/

Foto: Aline Lima