O SINTESPO realizou às 9h da sexta-feira (19), a assembleia de notificações sobre as negociações das carreiras dos docentes e agentes universitários, reuniões do Fórum Sindical com a SEAP e a contratação de um perito judicial. O principal assunto em pauta foi a contratação de perito contábil para dar continuidade a ação das duas folgas aos agentes de segurança interna. O presidente, Emerson Barbosa, destacou a importância da contatação do serviço, pois é uma ação que tramita na justiça aproximadamente 10 anos e que o que o sindicato reivindica são direitos. Emerson também justificou a urgência da assembleia devido os prazos estipulados pela Justiça no retorno da informação.

O presidente também lamentou  a não utilização do beneficio por alguns vigilantes que agem com fins políticos, e desunem a categoria evitando que o assunto entrem na pauta sindical, o qual prejudicaria a ação de mais de dez anos de vitória do SINTESPO.

Com muita paciência, transparência e democracia o assunto foi discutido na Assembleia por todos os servidores filiados ao sindicato. O presidente ressaltou que a entidade representa todos os servidores da UEPG e que este é um momento de união e fortalecimento. Na sequencia, o advogado Fábio Cordeiro, explicou que como esse processo tramita na vara da fazenda pública com a exigência do ônus da prova que caberia ao sindicato e que os custos também seriam arcados pelo SINTESPO. Outro fato, é que a justiça tem exigido o pagamento antecipado dos honorários dos peritos. A explicação foi necessária, pois alguns servidores confundem com os processos que tramitam na justiça do trabalho.Entre as várias ideias apresentadas para o pagamento, o presidente deliberou a proposta aprovada por unanimidade durante a reunião, de efetuar o pagamento em 12 vezes.

Sobre as carreiras, foi informado que na primeira quinzena de maio acontece uma nova reunião do grupo de Trabalho na SETI para o retorno dos estudos das planilhas dos docentes e agentes universitários. No caso dos docentes a planilha já está bem adiantada com os cálculos, já a dos agentes universitários, esta semana a SETI estará repassando os valores.

Sobre o SAS, foi relatado que o serviço continua com vários problemas de agendamento, reforçando a orientação de que os servidores denunciem a demora. Na Parana Previdência o FES exige o cumprimento por parte do Governo das clausulas previstas, caso contrário o fundo de previdência dos servidores ficará sem recursos em pouco menos de seis anos.